Chiwetel Ejiofor

Chiwetel Ejiofor

Chiwetel Umeadi Ejiofor, nascido em 10 de julho de 1977 em Forest Gate, Londres, é um ator, escritor e diretor britânico de ascendência nigeriana. Filho de Obiajulu, farmacêutica, e Arinze Ejiofor, médico, ambos de origem igbo, ele demonstrou interesse pelas artes cênicas desde jovem. Aos 13 anos, começou a atuar em peças escolares e, posteriormente, integrou o National Youth Theatre. Estudou na London Academy of Music and Dramatic Art, mas deixou o curso após ser escalado por Steven Spielberg para o filme “Amistad” (1997), onde interpretou James Covey. 

Ao longo de sua carreira, Ejiofor destacou-se em diversos papéis no cinema e no teatro. Em 2002, protagonizou “Coisas Belas e Sujas”, desempenho que lhe rendeu o British Independent Film Award de Melhor Ator. Em 2008, sua interpretação de Otelo na peça homônima lhe garantiu o Laurence Olivier Award de Melhor Ator. No entanto, foi sua atuação como Solomon Northup em “12 Anos de Escravidão” (2013) que lhe trouxe reconhecimento internacional, resultando em indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, além de vencer o BAFTA de Melhor Ator. 

Ejiofor também participou de filmes como “Kinky Boots – Fábrica de Sonhos” (2005), “Filhos da Esperança” (2006), “2012” (2009) e “O Marciano” (2015). No universo cinematográfico da Marvel, interpretou Karl Mordo em “Doutor Estranho” (2016) e “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (2022). Além disso, emprestou sua voz ao personagem Scar na versão live-action de “O Rei Leão” (2019). Em 2019, fez sua estreia como diretor com o filme “O Menino que Descobriu o Vento”, no qual também atuou. 

Ao longo de sua trajetória, Ejiofor foi reconhecido por suas contribuições às artes. Em 2008, foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) e, em 2015, elevado a Comandante (CBE) pela rainha Elizabeth II. Em fevereiro de 2024, recebeu um doutorado honorário da School of Advanced Study em reconhecimento aos seus mais de 25 anos de dedicação às artes dramáticas. 

Com uma carreira marcada pela versatilidade e profundidade de suas interpretações, Chiwetel Ejiofor consolidou-se como um dos atores mais respeitados de sua geração.

Compartilhe